Escolha uma Página

[Recortes] Livro: Marketing de Conteúdo. Como fazer sua empresa decolar no mundo digital

por | Livro

“O marketing está de ponta-cabeça. A comunicação está de ponta-cabeça. Para colocar ordem nesse caos aparente, Nancy Assad apresenta este livro, Marketing de Conteúdo. Ela descreve com muita lucidez as mudanças que estão sendo motivadas com o advento do mundo digital. A internet e todos os seus filhotes mudam o panorama corporativo, como mudam as relações sociais contemporâneas. Ignorar essas transformações é perder um diferencial competitivo importante, uma vez que essas mudanças cavalgam na quebra de paradigmas, o que quer dizer que não têm volta. Saudosismo, reacionarismo, resistência corporativista e outras nuances, mais cedo ou mais tarde, vão esmorecer. É o advento de um novo mundo novo. Cabe, portanto, aos portadores de bom senso e empreendedores se informar para utilizar de forma criativa e crítica as novas oportunidades que se abrem no universo dos bits e bytes.”

– Heródoto Barbeiro
Jornalista da Record News e do R7.com

marketing-de-conteudo-nancy-assad-zz“Todo o processo de Inbound marketing inclui atrair o público por Blogs, redes sociais, técnicas de SEO, converter utilizando call to action em landing pages, preenchendo formulários, e-mails, organizar esses contatos em leads scoring, integrar com o CRM, e nutrir o relacionamento pelas redes sociais, smart cal-tô-acriana, apresentar seus produtos e serviços e seus diferenciais do mercado até conquistar o cliente. Mas o trabalho não para por aí, a nutrição do relacionamento continua, o foco é fidelizar e fazer com que o cliente se torne um propagador da marca no longo prazo “. – pág. 12

“O marketing de conteúdo, conhecido também como content marketing envolve todo o processo de planejamento, criação e compartilhamento de conteúdo que tenha como foco o usuário enquanto cliente potencial”. – pág. 13

Cap. 5

Vale ressaltar que apenas ter um nome acompanhado por um e-mail ou número de telefone não é ter um Lead, é ter apenas um contato. O Lead qualificado é um conjunto de informações sobre o usuário, por esse motivo sua página dever ser aptar a atrair o máximo de informações para ter um Lead altamente qualificado de acordo com os objetivos do seu negócio.

O funil de vendas nada mais é do que uma metafórica do percurso que você tem que realizar dentro do marketing do conteúdo até, finalmente, conquistar um usurário.

Topo: apresentação e interesse.
Meio: relacionamento e intenção.
Fundo: avaliação e ação.

ROI

O primeiro passo é se perguntar se o marketing de conteúdo realmente está trazendo novos clientes, se ele é uma boa alternativa de promoção para o seu produto e se está fidelizando o público. Se alguma dessas perguntas tem resposta negativa, é preciso reavaliar sua estratégia de negócio, traçar melhor seu target e redirecionar esforços para obter os resultados desejados.

No marketing de conteúdo, no final dos primeiros meses, mesmo que baixo, é crescente, pois sua evolução é exponencial a medida que a publicação, a divulgação e o acompanhamento se alinham e ganham audiência.

A conversão representa os usuários que demonstraram interesse pelo seu conteúdo e se tornaram leads.

Mas, acima de tudo, os resultados da conversão vão despender do que ela é para seu negócio: se o Lead é uma assinatura de uma newsletters, o cadastro pata baixar um ebook, formulário de orçamento ou qualquer forma de captação de dados para demostrar interesse.

Cap. 6

Não temos comoção restringir a estratégia de conteúdo apenas a redação. Afinal, ela lida com informação, algo que transcende formatos rígidos. Ela deve sim contemplar imagens, vídeos e áudio. E para isso é fundamental saber lidar com cada um desses formatos: imagem, vídeo, áudio, storytelling, newsjacking…

Engana-se quem pensa que marketing de conteúdo se limita a atuação na web. Assim como comunicação propriamente dita, ele transcende as barreiras do digital. Basta pensar que a comunicação interessa a todos e deve ser disponibilizada por diversos meios: rádio, tv, impressos, revistas corporativas, eventos, seminários, palestras…

Formatos de conteúdo

Landins page, cases,melomania, comparações, garantia…

Cap. 7

O conteúdo do seu site não deve ser tratado como material noticioso, que logo perde a validade, mas sim como informação de relevância atemporal.